domingo, 3 de junho de 2012

Publishers Weekly Revela A Marca de Atena

O site Publishers Weekly postou uma matéria falando sobre o novo livro de Rick Riordan, A Marca de Atena, e também nela revelando a capa do mesmo! Confira:


Hoje em dia, é exigido um esforço de Hércules para acompanhar Rick Riordan. O Deus da literatura mitológica adolescente está com as mãos cheias, terminando o terceiro livro de cinco da saga Heróis do Olimpo, fazendo uma turnê do último livro de As Crônicas de kane, viajando para a Europa para fazer uma pesquisa para uma série inteiramente nova baseada na tradição Nórdica - e ele não mostra sinais de desistir.

Aque ele oferece aos leitores uma espiada na capa do terceiro livro de Heróis, A Marca de Atena, que será lançado dia 02 de Outubro. Disney-Hyperion revela o primeiro capítulo do livro hoje, dia 31 de Maio, no Web Site de Os Heróis do Olimpo. Então, dia 05 de Junho, coincidindo com a abertura da BookExpo America, o editor lançará um novo Web Site, GreekvsRomans.com, com o slogan "De qual acampamento você é?" "Nós prevemos muitas crianças vestindo camisetas roxas ou laranjas para representar [sua filiação]" dias Suzanne Murphy, vice-presidente e editora dos livros da Disney Publishing Worldwide, e a mãe de um garoto de 12 anos que era um leitor relutante até ter descoberto O Ladrão de Raios.

Entusiasmados também podem estar ansiosos para o próximo lançamento da Fox 2000 no dia 15 de Março do filme Percy Jackson & os Olimpianos: O Mar de Monstros, com Logan Lerman retornando no papel principal e Thor Freudenthal substituindo Christopher Columbus como diretor. (Percy Jackson & os Olimpianos: O Ladrão de Raios, baseado no primeiro livro da série, foi lançado em fevereiro de 2010.) Embora tais filmes inevitavelmente decepcionam alguns fãs, eles também atraem novos leitores aos romances, diz Nancy Gallt, agente de Riordan desde O Ladrão de Raios: "Eles são como 90 minutos de propagandas dos livros." Murphy confirma essa influência, acrescentando "Houve tremendas vendas de livros anteriores quando o primeiro filme saiu."

Disney ainda não finalizou detalhes sobre a turnê de Riordan para A Marca de Atena. Mas o autor mal consegue ficar parado: para sua turnê anterior neste mês de A Sombra da Serpente (a conclusão de As Crônicas de Kane baseada na mitologia Egípcia), ele autografou antecipadamente 1000 livros em cada parada. Depois de A Marca de Atena em Outubro, vem o quarto lançamento da saga Os Heróis do Olimpo, no Outono de 2013.

Apesar de sua agenda agitada, Riordan continua pondo as mãos na massa em cada aspecto de seus livros. Para apresentar a imagem da capa de A Marca de Atena, ele contou com John Rocco, o qual ganhou o prêmio de 2012 da Caldecott Honor for Blackout e que criou todas as suas capas, começando com O Ladrão de Raios, em 2005. "Começou com um esforço muito colaborativo," diz Riordan. "Nós conversamos e pensamos muito sobre como as imagens das capas devem ser." Como a capa de A Marca de Atena revela, leitores podem esperar uma batalha entre as proles dos deuses Gregos no Acampamento Meio Sangue e as proles dos deuses Romanos no Acampamento Júpiter.

A família do autor - sua esposa Becky, e seus filhos Haley (17 anos) e Patrick (14 anos) - também contribui com os esforços literários de Riordan. Haley, quem inspirou Riordan a escrever a série original de Percy Jackson, recentemente terminou de escrever uma nota de 30 páginas para a antologia Diários do Semideus de seu pai. Patrick é um cuidadoso e ávido leitor que pediu ao seu pai para pagá-lo $10 por cada erro que ele encontrar antes de seus últimos dois livros irem para a gráfica. Ele acabou ganhando $400 por um e $300 pelo outro - uma bela adição a seu fundo de economia da faculdade. Becky, um artista visual, continua sendo seu primeiro editor.

Eles acompanham o autor em viagens de pesquisa, também. Em 2009, os Riordans viajaram ao Mediterrâneo como parte de um sorteio de prêmios; a família do vencedor conhecerá o autor em Atenas. Na excursão, Riordan diz: "Reforçou-me que quanto mais eu sei sobre mitologia Grega, há ainda mais. Conversando com o guia do tour grego e subindo os degraus da Acrópole, Eu estava ouvindo histórias que eu nunca tinha ouvido antes". Uma viagem ao Alaska inspirou O Filho de Netuno (o segundo livro de Os Heróis do Olimpo) e um cruzeiro para os países Bálticos e Escandinavos no verão passado proveu uma base para a próxima nova série Nórdica de Riordan. "Foi fascinante ver a armadura e as armas do tempo dos Vikings e os caldeirões feitos de ouro", ele diz. Mesmo qualquer lugar que ele vá, Percy Jackson parece segui-lo. "Quando nós fomos ao Museu de Estocolmo, eu esperei ver muitas coisas da mitologia Nórdica," diz Riordan, "e nós fomos em uma exibição de mitologia grega! Na Suécia!"

Quando não está na estrada, Riordan continua a escrever no sossego de sua sala sombreada por árvores de Pecan da sua casa térrea de San Antonio. "Assim como Percy, eu tenho TDAH muito acentuado", diz ele. "Eu gosto de ter locais simples de trabalho." Duas capas de João Rocco penduradas na parede e, diz ele, "É sobre isso. Pessoas perguntam se podem fazer um tour. Eu digo, 'Você vai se decepcionar!' "

Riordan diz que ele trabalha melhor quando ele não tenta aderir a uma programação consistente. "Porque eu sou do tipo distraído, eu não tenho tendência a sentar na minha mesa das 9 às 5," diz ele. "Podem ser duas horas por dia, ou, quando estou nos estágios finais de edição, podem ser 14 horas por dia." Uma semana atrás, no último domingo, ele se levantou às 5h da manhã e trabalhou até às 17h, mandando e-mails ao seu editor com suas mudanças finais em A Marca de Atena na manhã seguinte. 

Claro, "final" é uma palavra interessante para usar sobre um escritor que ainda está terminando Os Heróis do Olimpo, apenas começando sua série nórdica, e escrevendo uma curta história de Percy Jackson para o Guys Read, o programa de instrução baseado na web. Ele tem mais de uma dúzia de idéias em uma pasta chamada "Outras Ideias de Romances" em seu MacBook Air. "Chegarei em alguns, outros não," diz ele. "É um problema maravilhoso para se ter. Eu tenho mais idéias do que eu jamais serei capaz de escrever em uma vida."

Por enquanto, Riordan, que também publicou liros adultos em sua série premiada de detetive Tres Navarre, planeja ficar com histórias para leitores de 8 a 12 anos. "A melhor faixa etária melhor é a média porque eu ensinei paramuito tempo (15 anos) e eu conheço essas crianças", diz ele. "Eu não acho que eu jamais alcançaria YA. Essa audiência é muito bem servida. Há uma série de escritores maravilhosos que escrevem para YA. Eu sinto que estou no lugar certo. "

Está claro que Riordan ama seus personagens, seu assunto, e seu trabalho. "Se você me perguntasse há sete anos atrás o que eu estaria fazendo hoje, se eu ouvisse que eu seria um autor best-seller para crianças, eu teria rido", diz ele. "Eu só não vi que isso aconteceria. Eu certamente espero poder continuar o que estou fazendo agora, porque eu amo muito. Eu me sinto incrivelmente afortunado por ter tido o nível de sucesso que eu tive. Eu estava apenas escrevendo histórias para meus próprios filhos." Mas isso o lembra de seu antigo emprego. "Eu ainda me sinto meio que eu sou um professor", diz ele. "Eu só tenho vários milhões de alunos na minha sala de aula."

Nenhum comentário:

Postar um comentário